quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Capoterapia





A Capoterapia foi desenvolvida pelo capoeirista brasiliense Mestre Gilvan, em 1998 ele percebeu que praticamente não existia atividades especificas para a terceira idade, então resolveu criar a Capoterapia, Capoeira adaptada para a terceira idade, assim sendo capaz de tirar idosos do sedentarismo.



Atualmente, existem 20.000 vagas gratuitas no Brasil, e em Brasília o projeto está com 2500 vagas abertas em vários locais, acolhendo idosos, deficientes visuais, deficientes mentais e cadeirantes, a única restrição são as pessoas que tem problemas cardíacos que não podem realizar a atividade.

A diferença da Capoterapia para capoeira está na intensidade e no ritmo, existe sim a ginga e a esquiva, mas não tem golpes contundentes e saltos para que não ocorram acidentes e lesões.

A Capoterapia é praticada atualmente em Brasília, nos seguintes locais:
  • Ceilândia
  • Jardim Ingá
  • Novo Gama
  • Taguatinga
  • Univ. Católica
  • Gama
  • Cruzeiro
  • N. Bandeirantes
  • Asa Sul
  • Brazlândia
  • Sobradinho

 Procure já um local próximo de você, e se inscreva!



Viva intensamente!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Qualidade de Vida na 3ª Idade






O nosso corpo esta em constante mudança, devido a fatores externos, trabalho, estudos, problemas pessoais e profissionais, e também fatores internos, idade.

Quanto mais o tempo passa mais transformações existem no nosso corpo devido a esses fatores, assim tendo sobrecarga em várias funções do nosso organismo, são essas sobrecargas que causam o stress, as dores musculares, dor de cabeça entre outros.






Exercícios Físicos são importantes em qualquer idade, um bebê que desenvolve mais rápido quando faz uma atividade na piscina acompanho de seus pais, uma criança jogando futebol, um jovem na academia, mas e o idoso?








Na melhor idade também devem ser feitos exercícios físicos, eles serão responsáveis por evitar várias disfunções do nosso corpo, a osteoporose, aumento da quantidade de gordura no corpo e diminuição da força e massa muscular que juntos causam a flacidez, alteração na visão, diminuição da coordenação motora, diminuição de reflexos e muitos outros sinais de velhice.

Estudos verificam que idosos que fazem exercício físico regularmente tem menos frequência em consultórios médicos do que aqueles que ficam em casa.

Os exercícios físicos regulares vão contribuir com o aumento do bom colesterol, diminuição de pressão arterial, redução de gordura no corpo. E isso sem contar a expectativa de via e a qualidade de vida que vão aumentar e muito.



A prática de exercícios pelos idosos tem que ser acompanhada por um médico, qualquer tipo de atividade física é necessário antes de uma autorização de um profissional.

Mesmo sabendo de todas as vantagens de praticar exercícios físicos, e das desvantagens do sedentarismo, encontramos ainda um nível muito grande de idosos que vivem sem praticar nenhuma atividade, muita das vezes ficando em casa sem nem pegar um sol na varanda.





Por isso fica a dica, sua vida não acabou, pratique exercícios, faça algo que gosta, conheça pessoas, viva intensamente, aproveite cada momento da sua vida, lembre-se a vida é única!




terça-feira, 28 de janeiro de 2014

INFORKIDS




Publico alvo:
Atualmente crianças tem uma facilidade muito grande de usar equipamentos tecnológicos, notebook, tablet, ipad, smartphone. Só que esse desenvolvimento, se não possui um acompanhamento dos pais, acaba sendo prejudicial. Por isso elaboramos esse curso, o INFORKIDS, para crianças que já sabem ler e escrever, que tem sim facilidade com tecnologia, mas não tem usado isso para coisas necessariamente importantes, como por exemplo: pesquisas escolares.

Instituições:

ABADF (Associação Brasiliense de Ações Humanitárias do Distrito Federal) e o Professor André França em parceria para que as crianças da nossa sociedade sejam vistas sempre mais como o futuro do nosso país.

Proposta: 

O presente curso vai ensinar de forma prática e simples os alunos a utilizar de maneira eficiente um computador. O curso terá como objetivo:
Desenvolver a prática da pesquisa, a vontade de descobrir coisas novas.
Mostrar que o computador pode ser mais do que jogos, mas também uma fonte de aprendizado.
Incentivar que as crianças tenham vontade de aprender, sem a necessidade de muitas vezes ter alguém para ensinar, se tornando autodidatas para coisas que no futuro podem vir a ser grandiosas.

Tempo:

O curso será composto de 4 aulas.

Sendo que:

Sistema Operacional / Manutenção de Arquivos;
Microsoft Office;
Internet – Módulo 1;
Internet – Módulo 2;

Datas

O curso ainda não tem data prevista para inicio das aulas, em breve estaremos disponibilizando as datas.


..................................................................................................................................................



Conteúdo Programático:

Sistema Operacional / Manutenção de Arquivos - Aula 1

Introdução: Definições, Conceitos, Cuidados Básicos.
Conhecendo a Tela Principal do Computador
Manutenção de Arquivos
Pastas / Subpastas
Programas Básicos de um Computador

Microsoft Office - Aula 2

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Power Point


Internet - Módulo 1 - Aula 3

Salvar Imagens no Computador
Assistindo Filmes
Download de Músicas, Filmes e Jogos
Livros Online


Internet - Módulo 2 - Aula 4

Sites de Noticias
Sites de Pesquisa
Sites de Tecnologia
Site da Revista Superinteressante
Blogs de Educação
Sites de Jogos Educativos






segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Abrindo os Olhos com o Computador







Publico alvo:

Pessoas que possuem deficiência visual ou baixa visão, interessadas em adquirir conhecimentos básicos na área de Tecnologia da Informação. Não existe limite de idade e também não se exige a apresentação de diploma, de cursos ou séries concluídos anteriormente.

Instituição:

ABA – DF (Associação Brasiliense de Ações Humanitárias do Distrito Federal) e o Professor André França em parceria para que os Deficientes Visuais sejam cada vez mais inclusos na sociedade.

Proposta: 

O presente curso vai ensinar de forma prática e simples os alunos a utilizar de maneira eficiente um sistema computacional conectado à Internet.

Tempo:

O curso será composto de 4 aulas.

Sendo que:

Introdução;

Manutenção de Arquivos;
Microsoft Office;
Internet;

Programação

As aulas serão ministradas aos sábados, e terão duração 1 hora e 30 minutos, 1 hora de teoria e prática, e 30 minutos para tirar dúvidas.

Será disponibilizada a aula de reposição para os alunos que não puderem comparecer ao curso, sendo cobrada uma taxa pela mesma.

Datas

O curso começara no dia 08/02/2014 e previsão de término no dia 01/03/2014.

Brindes do curso

O professor André França, disponibilizará para os alunos devidamente matriculados descontos nos serviços de informática:

- Formatação de Notebook
- Instalação de Programas
- Instalação de Talks



.................................................................................................................................................



Conteúdo Programático:
Aula 1 – Introdução 


- Microinformática:

História do computador; Definição e conceito de computador, hardware e software; Como ligar e desligar o computador; Conhecendo os periféricos de entrada, saída e entrada/saída de dados; Cuidados básicos com os equipamentos (hardware).


Aula 2 – Manutenção de Arquivos

- Sistema Operacional:

Botão Iniciar, Painel de Controle, Meu Computador, Meus Documentos, Lixeira, Pastas e Subpastas e Atalhos.

Aula 3 – Microsoft Office

- MS-Word - Processador de Texto (comandos e ferramentas básicas):

Comandos/Ferramentas: Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Fechar, Copiar, Recortar e Colar;
Formatação de fontes: negrito, itálico e sublinhado.

Aula 4 – Internet

- Internet:

Criação de E-mail.

O que esperar com a Conclusão do Curso Abrindo os Olhos com o Computador?


O nível básico trabalhará com os alunos para que esses possam começar a interagir com a máquina: O primeiro passo é socializar o aluno ao computador, a meta é fazer com que os alunos se familiarizem com o computador a principio, para tirar a ideia da cabeça de alguns de que o computador é um bicho ou até mesmo de não dar conta, ou de não saber pra que um determinado componente vai servir e o que vai fazer. 






Deficiente Visual na Rede Social






Publico alvo:

Deficientes visuais que buscam interagir no mundo da Tecnologia, através de Redes Sociais, como Facebook e Twitter.

Instituições:

ABA-DF (Associação Brasiliense de Ações Humanitárias do Distrito Federal) e o Professor André França em parceria para que os Deficientes Visuais sejam cada vez mais inclusos na sociedade.

Proposta: 
O presente curso vai ensinar de forma prática e simples os alunos que possuem a deficiência visual a utilizar de maneira eficiente as principais redes sociais. O curso terá como objetivo:
Promover a inclusão digital do deficiente visual nas redes sociais.
Motivar a busca de mais conhecimento, afim de que o deficiente utilize a cada dia mais a tecnologia como distração ou fonte de renda.

Tempo:

O curso será composto de 4 aulas.
Sendo que:

2 de Facebook;

1 de Twitter;
1 de Outras Redes Sociais;

As aulas serão ministradas aos sábados, e terão duração de 2 horas, 1 hora e 30 minutos de teoria e prática, e 30 minutos para tirar dúvidas.


Será disponibilizada a aula de reposição para os alunos que não puderem comparecer ao curso, sendo cobrada uma taxa pela mesma.

Datas

O curso começara no dia 08/02/2014 e término previsto para o dia 01/03/2014.

Brindes do curso

O professor André França, disponibilizará para os alunos devidamente matriculados descontos nos serviços de informática:

Formatação de Notebooks
Instalação de Programas
Instalação de Talks


..................................................................................................................................................


Conteúdo:

Módulo 1 – Facebook


Criando uma conta no Facebook
Adicionando amigos
Status
Curtir
Comentar
Compartilhar

Módulo 2 – Facebook

Enviando Mensagens
Mensagens Privadas
Divulgando Eventos
Cutucar
Configurações de Privacidade


Módulo 3 – Twitter

Criando uma conta no Twitter
Tweet
Retweet
Twitter List


Módulo 4 – Outras Redes Sociais

Skype
Google+
Orkut
MySpace
LinkedIn






A Melhor Idade Informatizada





Publico alvo:
Pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais, interessadas em adquirir conhecimentos básicos na área de Tecnologia da Informação. Não existe limite de idade e também não se exige a apresentação de diploma, de cursos ou séries concluídos anteriormente.

 Instituição:
ABA-DF (Associação Brasiliense de Ações Humanitárias do Distrito Federal) e o Professor André França em parceria para que os Deficientes Visuais sejam cada vez mais inclusos na sociedade.

Proposta: 
O presente curso vai ensinar de forma prática e simples os alunos da terceira idade a utilizar de maneira eficiente um sistema computacional conectado à Internet. O curso terá como objetivo:
- Estimular os idosos a sair de casa, conhecer outras pessoas e se socializarem – por isso a importância de aulas práticas, e palestras motivacionais que falaremos mais adiante.
- Motivar a busca do conhecimento, utilizar a tecnologia como distração ou fonte de renda, propiciar uma continuidade de ensino e atualização de conhecimento;
- Promover a inclusão digital, mostrar que podem buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho e reintegração no ambiente universitário.

Tempo:
Cada nível será composto de 4 aulas.
Sendo que:
As aulas serão ministradas aos sábados, e terão duração de 2 horas, 1 hora e 30 minutos de teoria e prática, e 30 minutos para tirar dúvidas.
Será disponibilizada a aula de reposição para os alunos que não puderem comparecer ao curso, sendo cobrada uma taxa pela mesma.

Datas
O curso ainda não tem data prevista para inicio das aulas, em breve estaremos disponibilizando as datas.

Brindes do curso:
O professor André França, disponibilizará para os alunos devidamente matriculados descontos nos serviços de informática:
- Formatação de Notebook


..................................................................................................................................................



Conteúdo:
- Nível 1 – Básico

 - Microinformática:

História do computador; Definição e conceito de computador, hardware e software; Como ligar e desligar o computador; Conhecendo os periféricos de entrada, saída e entrada/saída de dados; Cuidados básicos com os equipamentos (hardware).

- Sistema Operacional:

Conhecendo a Tela Principal: botão Iniciar, ícones, Barra de Tarefas, Relógio; Ícone Meu Computador; Painel de Controle: vídeo, teclado, impressora, data e hora, fontes, adicionar/remover programas e hardwares e mouse.

- MS-Word - Processador de Texto (comandos e ferramentas básicas):

Comandos/Ferramentas: Novo, Abrir, Salvar, Fechar, Copiar, Recortar e Colar;
Formatação de fontes: tipos de fontes, tamanhos, cores, estilos (negrito, itálico e sublinhado); WordArt; Caixa de texto.

Softwares Básicos

Paint e Calculadora;

- Internet:

Navegação, criação de E-mail e sala de bate-papo (específico para Terceira idade).

O nível básico trabalhará com os alunos para que esses possam começar a interagir com a máquina: O primeiro passo é socializar o aluno ao computador, a meta é fazer com que os alunos se familiarizem com o computador a principio, para tirar a ideia da cabeça de alguns de que o computador é o bicho ou até mesmo de não dar conta, ou de não saber pra que um determinado componente vai servir e o que vai fazer.

   


- Nível 2 – Intermediário


 - MS-Word - Processador de Texto:

Tabelas (cor do preenchimento, cor da linha, espessuras e formas de linhas, altura de linhas, largura de colunas); Autoformas; Marcadores e numeração; Inserção de números de páginas; Inserir cliparts (figuras); Ortografia e gramática; Caixa de Textos; Tabelas; Texto em colunas; Personalizar a Barra de Ferramentas e de Formatação; Sombra e 3D; Plano de fundo;

MS-Power Point - Software de apresentação:

Modelos de Estrutura; Criando o primeiro trabalho; Efeitos de preenchimento: Gradiente, Textura, Padrão e Figura; Efeitos de animação; Transição de slides.

- MS-Excel - Software de planilha eletrônica de cálculo (comandos e ferramentas básicas):

Criando a primeira planilha; Fórmulas básicas; Inserção de textos na planilha; Formatação de linhas e colunas; Atualização automática de dados.

Atividades práticas desenvolvidas em software de planilha eletrônica de cálculo: MS-Excel:

Criando um boletim: (Fórmulas básicas)
Criando uma planilha de controle de estoque (gráficos);
Criando uma planilha de despesas e gastos mensais (atualização automática de dados).

- Internet:

Conceito e origem (História da Internet), Navegação, criação de E-mail, Salas de bate-papo, portais de busca (pesquisa) e captura de imagens na WEB.

O nível intermediário trabalhará com os alunos para que esses possam utilizar com mais frequência no dia-a-dia o computador, criar planilhas para cálculos, acessar internet para pesquisa, ver filmes e ouvir músicas, criar apresentações de slides, a meta para este nível é utilizar a informática como ferramenta para facilitar algumas tarefas de casa e do trabalho.


- Nível 3 – Avançado


 Dicas:

Como utilizar o Windows e seus componentes, internet e outras tecnologias (sugestão de alunos), exemplo: Tablet, Smartphone, etc.

- Mídias Externas:

Comunicação de mídias externas ao computador, câmeras digitais, pendrives, hd’s externos e cartões de memória, gravação de CD/DVD.

Softwares Avançados

Recursos avançados do Office.

Edição de Imagens, Vídeos, Áudios:

Introdução ao Photoshop, Corel Draw, Picasa, Windows Movie Maker.

- Redes Sociais:

Twitter, Orkut, Facebook, Messenger e Skype.

- Segurança, Limpeza e proteção:

Limpeza do computador, usando o antivírus.

- Internet

Compras Online e downloads diversos.

O nível avançado trabalhará com os alunos para que esses possam conhecer novas tecnologias e daí em diante se manter antenados para as próximas tecnologias, a meta é fazer com que os alunos conheçam outros dispositivos que possuem praticamente todas as ferramentas que o computador possui, o aluno estará apto a trabalhar com edição de imagens, áudio e vídeo, saberá como proteger seu computador de possíveis ataques de vírus, utilizar as mais conhecidas Redes Sociais, fazer compras online sem precisar sair de casa pra ir ao banco ou determinada loja.